Historias do Vinho

Todos os dias da semana, naquela mesma hora inicio da tarde, um grupo de 05 Empresários Aposentados se reuniam junto ao já extinto "Café Mourão", que se localizava no Largo do Toural, na Cidade de Guimarães(Portugal).

Ali esperavam que os seus Mensageiros, aquela hora chegassem e que estes os informassem aonde e qual a "Tasca", não importava a distancia, em que a mesma tivesse um bom Vinho Verde.

Obviamente que tais informantes recebiam algumas alvissaras pela informação prestada acaso se tratasse na realidade de um bom Vinho. Tambem não importava ser Vinho Tinto ou Branco.

Logo após recebida a informação, se metiam todos eles num carro e se dirigiam para o local, algumas vezes distanciado 20/30 Kms de distancia..

Chegados á "Tasca", por vezes em meios rurais longe dos centros Urbanos, saudavam as Pessoas presentes e se encostavam ao Balcão do estabelecimento. O ou a Proprietário(a) logo perguntava o que eles, 05 desconhecidos, pretendiam da sua "Tasca", ao que estes logicamente respondiam que desejavam que lhes fosse servido uma "Caneca" do melhor Vinho que tivesse.

PORQUÊ NUMA "CANECA" ?

È porque na verdade para que se possa avaliar melhor todas as Qualidades e Potencialidades Enológicas de um Vinho Verde, este deverá ser servido numa "Caneca" branca de Porcelana e Cilindrica, ou em uma "Tigela" tambem ela branca e de Porcelana. È um hábito centenário que para muitas Pessoas o tempo não foi capaz de fazer mudar os seus hábitos.

Neste tipo de recipiente é possivel encontrar todas as carateristicas de um Vinho Verde, desde a sua coloração em contraste com a brancura da "Caneca" ou "Tigela", Aromas, Textura dos Vinhos, etc..

No rodopiar do Vinho dentro da "Caneca" de uma forma que os verdadeiros apreciadores de Vinho o sabem fazer, se descobre todo o "Manancial" de potencialidades do Vinho.

Tal hábito ainda hoje se encontra enraizado na maioria daquelas Pessoas que não foram ainda "Seduzidas" pela modernidade ou sofistificação da forma de se apreciar um Vinho.

Poder-se-á dizer que a opinião de cada uma daquelas 05 Pessoas em relação á qualidade de um Vinho, era como que um "Certificado de Qualidade" emitido sobre o mesmo.

Não eram Enólogos, nem alguma vez possivelmente leram algo sobre como se deve classificar um Vinho em todas as suas vertentes, porem, com certeza nenhum Enólogo seria capaz de argumentar uma opinião diferente em relação á qualidade do Vinho por aqueles avaliado.

Sabia-se que aquelas Pessoas eram verdadeiros "Amantes" de Vinho, sem que usassem a bebida fora dos seus limites de resistência ao mesmo, eram na verdade Apreciadores de Vinho e não Consumidores do mesmo.

Lamentavelmente hoje as Pessoas vão deixando cair em desuso estas formas de se beber e apreciar o Vinho, não porque as formas agora "Impostas" são mais definidoras da verdadeira qualidade do Vinho que se bebe, mas porque a sofistificação dos meios e ambientes aonde o mesmo é consumido, nos retira a possibilidade de podermos saborear um Vinho como nos tempos passados, em que os Vinhos eram avaliados em função da sua qualidade e não pela imagem de um Rotulo ou preço pelo qual o mesmo é hoje vendido.

O Vinho da minha terra
Que fica lá no Minho
Se bebe numa "Caneca"
Na terra do bom Vinho

Autor: Domingos Barros

domingo, 25 de outubro de 2009

Empadão de Bacalhau da Nona

Ingredientes:

500gr de Margarina
02 Ovos
Sal a gosto
Trigo

Modo de fazer a Massa:

Coloque numa tijela a manteiga, os ovos, o sal e o trigo aos poucos até que a massa solte das mãos.

Recheio:

1/2 kilo de Bacalhau
alho
cebola
azeitona
azeite
molho de tomate

Modo de fazer o recheio:

Coloque numa panela o bacalhau desfiado e sem sal, o alho, a cebola, azeitona e o ,olho de tomate misture bem e deixe cozinha ém ponto de recheio seco.

Montagem:


Forre a forma 30X40cm com a massa e depois coloque o receio de bacalhau




Cobrir o recheio com a massa





no final pincelar com gema de ovo




leve ao forno para assar










bom apetite

é o que lhes desejam

DOMINGOS BARROS

Todos produtos dessa receita podem ser adquiridos  pelo e-mail: londrivinus@gmail.com  ou pelo tel : 021-99305005.




Frutas com vinho do Porto
Tipo de Culinária: Portugal
Categoria: Doces
Subcategorias: Docinhos / quitandas
Rendimento: 1 porção
Calorias: 120,00 kcal

Ingredientes:
01 porção pequena de ameixa
03 figos cortados em rodela
02 bananas prata cortada em rodela
02 maçãs cortadas em cubinhos médio
01 colher (sopa) de vinho

01 colher (sopa) de suco de laranja
hortelã


Modo de preparar:

Distribua as frutas em pedaços sobre uma folha de papel manteiga (ou alumínio). Misture o vinho do Porto e o suco de laranja. Regue as frutas e enfeite com as folhas de hortelã. Feche o papillote hermeticamente e leve para assar em forno quente, por cerca de 10 minutos. (Tome cuidado para as frutas não cozinharem demais). Sirva no próprio papillote, enfeitando com folhinhas de hortelã. Obs: Caso prefira mais doce, adicione adoçante ao suco. Dicas - Use o papel alumínio ou papel-manteiga de boa qualidade, verificando se não existem furos que possam ocasionar a saída do vapor. - Sempre feche o papillote hermeticamente - Tenha cuidado ao abrir o papillote pois o vapor estará quente e pode queimar.





bom apetite receita enviada pela amiga Josi ao blogg da Londrivinus

Obrigada amiga

Domingos Barros e Elisia agradeçem sua dica

bjus



4 comentários:

Anna disse...

Adorei esta receita, vou olhar mais outros post.
Obrigada pela visita
Beijos

Anna disse...

Não sei se recebeu meu-mail?
Eu adorei seu blog e está receita.
Beijos
Vou olhar seus post.
Você tem representante em Campinas ou RJ? Como eu compraria?
Tem alguma loja que vende?

Londrivinus disse...

Obrigada Anna, foi enviada por uma amiga. Se vc quiser pode me enviar por e-mail que eu publico no blog
meu e-mail é: mariaelisia.silva25@gmail.com

Londrivinus disse...

Anna eu não recebi seu e-mail me manda

bjus
Elisia